FORMAÇÃO Formação Pedagógica Inicial de Formadores Empresa:CaF - Centro de Formação Data de início formação:23 de Junho de 2010. Introdução: Este curso tem como objectivo dotar futuros formadores de ferramentas e competências pedagógicas para que possam responder às novas exigências no domínio da formação. Objectivos Específicos: - Preparar métodos de formação para as novas exigências no domínio da formação; - Desenvolver ferramentas e competências técnico-pedagógicas, que proporcionem a elaboração de planos de sessão; - Organizar, planear e animar sessões de formação utilizando regras básicas de comunicação e pedagogia; - Desenvolver a relação pedagógica adequada; - Dominar os audiovisuais, como apoio à formação; - Aplicar a avaliação, reconhecendo e criando os respectivos instrumentos; - Modificar o comportamento pedagógico com recurso à técnica da autoscopia e, necessariamente à auto-avaliação. Horário: 2ª a 6ª das 19h às 22h. Modalidades: Formação Presencial. Destinatários: Formadores sem formação pedagógica; Técnicos especialistas que precisem de dar formação; Técnicos ou responsáveis de Formação; Consultores de Recursos Humanos; Recém licenciados; Todos os que pretendam obter Certificação de Aptidão de Formador do IEFP. Conteúdos Programáticos: - A Função Formador no Contexto Formativo: Competências técnicas e pedagógicas Requisitos da função formador - Simulação Pedagógica Inicial: Realização das simulações pedagógicas Auto e hetero-análise dos comportamentos produzidos com base numa grelha de análise - Processos e Factores de Ensino-Aprendizagem: Processo de Ensino vs Aprendizagem Factores facilitadores/condicionantes da aprendizagem Conceito e teorias de motivação - Relação Pedagógica e Dinâmica de Grupo: O processo de comunicação Atitudes comunicacionais Tipos de liderança e seus efeitos Factores motivacionais Animação de grupos com percursos diferenciados de aprendizagem - Métodos e Técnicas Pedagógicas: Métodos pedagógicos e respectivas técnicas Critérios de selecção de metodologias - Objectivos Pedagógicos: Objectivos de formação Objectivos Pedagógicos Funções dos objectivos A definição de objectivos e a avaliação da formação - A avaliação da Aprendizagem: Conceito, finalidades e objectivos da avaliação Critérios de avaliação Tipos de avaliação: processo e momento Subjectividade da avaliação - O Audiovisual na Formação: Selecção, elaboração e exploração de audiovisuais na formação Novas tecnologias na formação - Planificação da Formação: Pressupostos à elaboração de um plano de unidade de formação Etapas de um plano de sessão - O Plano de Sessão: Elaboração de um plano de sessão - Acompanhamento e Avaliação da Formação: O impacto da formação: curto, médio e longo prazos - Simulação Pedagógica Final: Auto e hetero-análise dos comportamentos com base numa grelha de análise Síntese dos processos vivenciados e identificação das necessidades de aperfeiçoamento futuro - Proposta de Intervenção Pedagógica: Concepção e apresentação de uma Proposta de Intervenção Pedagógica. Data: 23 de Junho de 2010. Duração total do curso: 90 horas. Duração total do curso: - Utilização de meios audiovisuais e informáticos adequados; - Documentação e material de suporte à formação; - Acesso às salas em períodos livres para prática extra. Metodologias de Formação e Avaliação: Curso Homologado pelo IEFP, que permite a obtenção do CAP. Forma de Pagamento: Pagamento por cheque, transferência bancária ou numerário. Possibilidade de pronto-pagamento ou em quatro (4) prestações. Preço: 600 € (valor isento do IVA, segundo o art.º 9º, n.º 11 do Código do IVA). Oferta: Redução de 34% para pronto-pagamento (ficando o curso a 395 €). Local: Loures (Distrito de Lisboa) Partilhar esta informação Enviar a oferta: Formação Pedagógica Inicial de Formadores Comentários Pedir Mais Informações Imprimir Para saber mais informações sobre o curso preencha o formulário abaixo: *Nome completo: *E-mail: *Telefone: Enviar