FORMAÇÃO Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos - Edição nº 120 Empresa:Certform Data de início formação:A definir. Com a finalidade de formar pessoas capazes de planear e executar, num curto espaço de tempo, as complexas tarefas inerentes a esta actividade, a CERTFORM tem o prazer de apresentar o novo programa do Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos. Trata-se de uma formação muito prática que utiliza as seguintes metodologias: • Breves abordagens expositivas sobre ferramentas e técnicas para Organizar Eventos; • Metodologias Activas com resolução de diversos casos práticos. Os formandos têm acesso a um manual completo, produzido pela CERTFORM, onde se aborda, de uma forma prática e exemplificativa, a Organização e Gestão de Eventos. O Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos da CERTFORM teve até à data 119 Edições no Porto, Lisboa, Coimbra e Lamego. Participaram nas 119 Edições cerca de 1654 formandos. Introdução: Contexto Geral dos Eventos e Planeamento de Eventos, Marketing de Eventos e Divulgação, Relação com os Media, Protocolo nos Eventos, Coordenação e Avaliação, Fontes de Financiamento, Patrocínios e Mecenato, Elaboração de Orçamentos em Eventos, Criação de Empresas na Área de Eventos. Casos Práticos e Simulações. Área de Formação: Gestão, Hotelaria e Turismo. Objectivos Específicos: Adquirir a metodologia e os Conhecimentos Técnicos para planear, organizar e coordenar diversos tipos de eventos. Modalidades: Formação Contínua. Forma de Organização: Presencial. Destinatários: Público em Geral. Conteúdos Programáticos: O que vai aprender ao frequentar o Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos da CERTFORM: 1 – CONTEXTO GERAL DOS EVENTOS. · O que é um Evento. · Porque é que os Eventos são uma nova técnica de comunicação. · A conhecer os diferentes tipos de Eventos e a conseguir identificá-los facilmente através da realização de um caso prático. · A classificar os Eventos, segundo as suas características. · Quais devem ser os nossos parceiros e porquê. · A planear um Evento, seguindo cada uma das suas 22 fases, tendo em conta a preponderância de cada uma. · O que é uma check-list e um cronograma e qual a importância da sua utilização. · Quais os recursos necessários para a realização de um Evento e como deve ser a sua afectação. · Os diferentes tipos de Catering que se pode servir num Evento. 2 – MARKETING DE EVENTOS · Como se aplica esta função da Gestão de Eventos. · Quais as actividades do Marketing a ter em conta. · O que é o Marketing – mix e qual a sua importância para o sucesso de um Evento. · Como se realiza a segmentação do mercado. 3 – RELAÇÃO COM OS MEDIA NOS EVENTOS · Qual a importância do processo de comunicação. · Quais as ferramentas ao nosso dispor para comunicar de forma gratuita com os órgãos de comunicação social. · Como se deve trabalhar, de forma apelativa, cada uma delas: Press Release, Conferência de Imprensa, Entrevista, Press Kit. · O que é o Press Clipping e de que forma pode ser útil ao Gestor de Eventos. 4 – PROTOCOLO DE EVENTOS · O que é o Protocolo. · Qual a diferença entre Protocolo e Cortesia. · A relevância da aplicação do protocolo na imagem empresarial. · A importância da imagem pessoal para a imagem empresarial. · Como se realiza uma apresentação entre uma ou mais pessoas, em contexto empresarial. · Quais os trajes protocolares para os diferentes tipos de Eventos. · O que é uma precedência. · Quais os critérios para ordenar pessoas e bandeiras. · A realizar correctamente as precedências no carro, a pé, numa mesa de honra, numa mesa de refeições. · Como se preside a uma mesa. · Qual a importância da correspondência escrita. · Como se aplicam as fórmulas Protocolares num cartão-de-visita, num convite mediante a realização de exemplos práticos. 5 – COORDENAÇÃO E AVALIAÇÃO DE EVENTOS · Como se coordena um Evento e com que ferramentas. · Quais os instrumentos de controlo e como se aplicam. · Qual a importância da avaliação de um Evento. · De que formas podemos avaliar. 6 – FONTES DE FINANCIAMENTO EM EVENTOS – PATROCÍNIOS, APOIOS, MECENATO,ETC · Quais são as fontes de financiamento utilizadas em Eventos · Elaborar o Pedido de Patrocínio – Proposta, Contrapartidas e Negociação · Elaborar o Contrato de Patrocínio · Avaliar o impacto do Patrocínio · Vantagens do Mecenato – Responsabilidade Social e Benefícios Fiscais · Aplicações Práticas 7- ELABORAÇÃO DE UM ORÇAMENTO EM EVENTOS · Check – List de Serviços a prestar; · Subcontratação de Fornecedores e Negociação de Margens; · Condições do Orçamento; · Controlo do Orçamento; · Orçamento Previsional/Orçamento Efectivo; · Análise de Custos/Proveitos; · Cálculo de Margens; · Cálculo do Ponto Crítico; · Elaboração de uma Proposta ao Cliente; 8- CONSTITUIR UMA EMPRESA DE EVENTOS · O Formalismo para a Criação da Empresa e o Capital necessário; · Etapas para criar uma empresa; · Tipos de Empresas que podem ser criadas; 9 – SIMULAÇÃO PRÁTICA FINAL Ao longo do curso o formando desenvolverá diversos casos práticos (elaboração de press-release, elaboração de um orçamento, elaboração de proposta de Patrocínio, etc). Na parte final do Curso é dada a simulação final que abrange o Projecto de Organização de um Evento recorrendo a todas as temáticas abordadas no Curso (Plano de Evento / Projecto de Evento / Orçamento / Manual de Evento / Relatório de Evento). Com a elaboração de casos práticos em todos os módulos imprime-se a vertente eminentemente prática que este curso tem. Data: Porto – Turma Laboral (16,17 e 18 de Junho) – Turma Pós – Laboral (15,17,19,22,25 e 26 de Junho). Lisboa: Turma Pós – Laboral (18,19,20 e 21 de Junho). Coimbra Turma Pós – Laboral – 21,22,23 e 25 de Maio. Duração total do curso: 21 horas. Metodologias de Formação e Avaliação: Casos Práticos e Simulações: Ao longo de todo o Curso são desenvolvidos diversos casos práticos que vão acompanhando as temáticas abordadas. Na parte final do Curso é dada a simulação final que abrange o Projecto de Organização de um Evento recorrendo a todas as temáticas abordadas no Curso (Plano de Evento / Projecto de Evento / Orçamento / Manual de Evento / Relatório de Evento). Avaliação: A avaliação realizada aos formandos será qualitativa e terá em consideração a assiduidade e o empenho na participação activa na resolução dos diversos casos práticos desenvolvidos ao longo do curso. Formadores Especialistas da Certform - Área de Eventos Para ministrar os módulos do Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos a CERTFORM tem a colaborar consigo formadores com elevada experiência profissional e pedagógica na área de Gestão de Eventos. Drª Madalena Leão , Licenciada em Relações Públicas. Formadora Certificada pelo IEFP. Responsável pelo Departamento de Marketing e de Comunicação, durante doze anos, numa reconhecida Multinacional. Vasta experiência como formadora na área de Comunicação; Cerimonial e Protocolo; Protocolo Internacional; Organização de Eventos Sociais, Empresariais e Oficiais e Assessoria de Imprensa. Actualmente é Sócia - Gerente de uma empresa que se dedica à organização e gestão de eventos e à consultadoria em comunicação. Dr. Ricardo Baptista Mota, Pós-Graduado em Comunicação Empresarial. Licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro. Docente da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Sócio da ADVENTIO, Organização e Gestão de Eventos, Lda. Formador Certificado pelo IEFP. Ampla experiência nacional e internacional nas áreas da Organização de Eventos, Marketing e Promoção Turística. Dr. Miguel Fragoso, Pós-Graduado em Auditoria Financeira. Licenciado em Gestão de Empresas. Bacharel em Contabilidade e Administração. Sócio e Director-Geral da CERTFORM - Formação e Consultadoria, Lda. Técnico Oficial de Contas (membro n.º 29283) e Consultor de Empresas. Autor de Livros Técnicos na Área da Contabilidade e Fiscalidade. Coordenador e Director de Formação da CERTFORM. Coordenador de Eventos da CERTFORM (Seminários, Workshops, Convenções, Apresentações de Livros, Feiras de Emprego e Formação). Formador Certificado pelo IEFP com vasta experiência em formação nas áreas de Gestão, Contabilidade, Fiscalidade, Normas Internacionais de Contabilidade, Criação de Empresas e Empreendedorismo, Plano de Negócios, Auditoria, Análise Financeira. Metodologias de Formação e Avaliação: Sendo a CERTFORM uma entidade acreditada pelo DGERT, no final da formação os formandos terão um Certificado de Formação Profissional em Organização e Gestão de Eventos. Preço: Lisboa (180,00€), Porto (160,00€), Coimbra (160,00€). Desempregados e Estudantes desconto de 10 euros. Condições Especiais para Grupos, Empresas e Entidades Protocoladas (Ordem dos Médicos, Ordem dos Economistas, Universidades e Politécnicos). Todos os participantes neste curso terão acesso a cheque oferta de 10 euros a utilizar no Curso de Especialização Avançado em Gestão de Eventos e no Seminário de Formação Prática em Protocolo Empresarial da CERTFORM. Local: Coimbra (Distrito de Coimbra)Lisboa - Parque das Nações (Distrito de Lisboa)Porto - sede (Distrito do Porto) Partilhar esta informação Enviar a oferta: Curso Prático de Organização e Gestão de Eventos - Edição nº 120 Comentários Pedir Mais Informações Imprimir Para saber mais informações sobre o curso preencha o formulário abaixo: *Nome completo: *E-mail: *Telefone: Enviar