FORMAÇÃO Design Editorial Empresa:LSD - Lisbon School Of Design Data de início formação:18 de Janeiro 2010 Saídas Profissionais: - Os alunos terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos em diversas áreas do Design Gráfico ficando aptos a ingressar em empresas que prestem serviços de design de comunicação e publicidade, com as funções de criativos, designers juniores, designers seniores, directores de arte, criadores de tipos de letra e arte-finalistas; - Estas empresas podem ser ateliers de design, agencias de design ou de publicidade, assim como editoras e gráficas; - A actividade de Consultoria de Design ou Consultoria de Imagem será também uma possibilidade para estes profissionais. Introdução: Metodologicamente, o design é um sistema operativo de transformação ou adaptação da realidade que cada um reinterpreta da sua maneira. O design na sua origem anglo-saxónica quer apenas dizer concepção. Conceber é na realidade resolver um problema, que poderá ser agravado se o designer não conhecer todos os ingredientes do seu desafio. E um desses ingredientes é a tecnologia.A função de um designer gráfico é passar uma mensagem. Terá que para isso resolver problemas de comunicação relativos a produtos, conceitos, imagens, organizações, empresas e resolvê-los de forma original, criativa e precisa.A base do design editorial é a conjugação de diversos elementos numa mesma área impressa com o objectivo de promover uma interacção entre eles que transmitirá uma determinada mensagem dentro de determinado contexto. A mensagem poderá ser deturpada mediante uma má manipulação visual dos elementos utilizados num determinado projecto de edição. Esses elementos são essencialmente caracteres, palavras e textos, imagens gráficas, fotografias e ilustrações, combinados com ou sem cor.Cabe ao designer explorar o potencial criativo de todos os elementos visuais que compõem um determinado projecto.Deverá dividir ou separar todos os elementos e analisar as potencialidades e opções de utilização de cada um de acordo comas suas formas de utilização mais básicas: linhas, formas geométricas simples e formas livres.O designer deverá estabelecer um formato para o seu projecto dentro do qual pode e deve explorar e experimentar esses elementos visuais, combiná-los e compô-los, tirando partido das combinações gráficas de cada um individualmente e entre si. No entanto as combinações gráficas de ontem, hoje estão já obsoletas.Vivemos num mundo em constante evolução gráfica e tecnológica, num mundo onde o designer tem que lidar com a incerteza, com a imponderabilidade, com a dúvida e com as mudanças rápidas de mentalidade. Nos dias de hoje o designer não pode ser só criativo ou o homem das boas ideias! Tem também que dominar as ferramentas tecnológicas que tem ao seu dispor para melhorar a paisagem gráfica que encontramos nos escaparates. Tem que conceptualizar mas também tem que ?fazer?!O design editorial é um poderoso meio de comunicação.Todos os dias nos cruzamos com todo o tipo de objectos impressos: jornais, revistas, newsletters, folhetos, etc. E para colocar estes objectos na rua é necessário competência, não só a nível conceptual, mas também a nível tecnológico.E quem melhor que o designer para levar um projecto de edição do briefing ao escaparate?E porque não, nós designers, termos o poder de controlar todas as fases de um projecto de edição? Área de Formação: Design Editorial Objectivos Específicos: - O aluno deverá conseguir, através das ferramentas, técnicas e métodos projectuais, produzir ideias e materializá-las através dos suportes digitais e dos softwares abordados; - Identificar e saber utilizar o software ideal para cada tipo de suporte impresso: livro, revista, folheto, newsletter, etc; - Saber desenvolver um projecto de edição do briefing à arte-final e conseguir preparar os vários tipos de ficheiro para produção, dependendo das técnicas de impressão e dos objectos a produzir.4. Dominar todos os softwares envolvidos num projecto de edição: Pack Adobe (Ilustrator, Photoshop, InDesign e Acrobat Pro). Horário: 2ªs,4ªs e 6ªs Destinatários: Designers no activo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidactas das artes projectuais que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências nas diferentes áreas do Design. Estes cursos destinam-se também a designers independentes (freelancers) que queiram aprofundar variados e diferentes áreas do projecto em Design, de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes. O target abrange também Ateliers de Design, Agências de Publicidade e empresas do sector industrial que pretendam apostar na formação especializada dos seus colaboradores. Data: 18 de Janeiro a 22 de Março de 2010 Duração total do curso: 100 Horas (3 horas diárias). Local: Lisboa (Distrito de Lisboa) Partilhar esta informação Enviar a oferta: Design Editorial Comentários Pedir Mais Informações Imprimir Para saber mais informações sobre o curso preencha o formulário abaixo: *Nome completo: *E-mail: *Telefone: Enviar