FORMAÇÃO Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Empresa:Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa Data de início formação:Setembro Introdução: Venha desenvolver:- Competências pedagógicas na área de História e Geografia, aprofundando os conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e a sua aplicação prática;- Competências didáctico-pedagógicas de pesquisa e análise, que permitam uma aplicação adequada dos saberes em situações de práticas lectivas nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e no ensino secundário na área de História e Geografia.A sua investigação poderá ser desenvolvida em centros de investigação como o: CHAM – Centro de História de Além-Mar. Responsável - João Oliveira e Costa; CHC – Centro de História da Cultura. Responsável - João Luís Lisboa; e-GEO – Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional. Responsável - Nazaré Rocca Objectivos Específicos: 1)Conhecimento e compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional e da sua evolução; 2)Compreensão e capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didácticas e das metodologias de investigação educacional; 3)Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino, dos alunos e dos meios escolares; 4)Capacidade de mobilização e de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos para a produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos requisitos e objectivos curriculares e programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares; 5)Desenvolvimento de competências pedagógicas e nas Formação de Professores de História e de Geografia, aprofundando os conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e a sua aplicação prática, que lhe permitam leccionar estas disciplinas segundo as exigências programáticas, também numa perspectiva de investigação contínua; 6)Instrumentos didáctico-pedagógicos de pesquisa e análise, no sentido de desenvolver capacidades de escolha crítica e de reflexão que permitam uma aplicação adequada dos saberes em situações de práticas lectivas nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e no ensino secundário, nas áreas disciplinares de Geografia e de História; 7)Desenvolvimento da capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, textual e não textual, habilitando à fundamentação de juízos e opções didáctico-pedagógicas que tenham em consideração os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes para a docência das disciplinas específicas no 2º e 3º ciclos do ensino básico e no ensino secundário. Destinatários: Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do Decreto-Lei n.º 74 de 24 de Março de 2006, os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: Classificação de licenciatura; Currículo académico e científico; Currículo profissional; Eventual entrevista. Data: Setembro Duração total do curso: 4 semestres - Créditos totais: 120 (Parte curricular: 70; Trabalho final de curso: 50). Duração total do curso: Venha trabalhar com... Coordenador: Fernando Ribeiro Martins (Geografia) e Raquel Pereira Henriques (História). Docentes: Ana Maria Firmino; Fernando Ribeiro Martins; João Nogueira; José Afonso Teixeira (Geografia); Raquel Pereira Henriques (História). Metodologias de Formação e Avaliação: 1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 70 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH. Forma de Pagamento: Caso as propinas sejam pagas na totalidade logo no acto de matrícula, haverá um desconto de 10%; 500€ no início de cada um dos 4 semestres do curso; 1º e 3º semestres (4 prestações de 125€, a pagar até Dezembro); 2º e 4º semestres (4 prestações de 125€, a pagar até Junho) Preço: 2000 € - valor eventualmente sujeito a reajustamento para 2010/2011 Local: (Distrito de Lisboa) Partilhar esta informação Enviar a oferta: Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Comentários Pedir Mais Informações Imprimir Para saber mais informações sobre o curso preencha o formulário abaixo: *Nome completo: *E-mail: *Telefone: Enviar