FORMAÇÃO Curso de Produção e Realização de Rádio Empresa:ETIC Escola Técnica de Imagem e Comunicação Data de início formação:Outubro de 2010. @import url(/app_themes/blank/main.css); Introdução: É das profissões mais apetecíveis do mercado. A rádio exerce um fascínio diferente de todos os outros meios. A voz, a entoação, a forma como, sem imagem, se chega a milhares de pessoas dota o registo radiofónico de uma magia ímpar. Porém, nada sai de improviso. Os tempos em que vivemos exigem que um animador de rádio seja um performer, alguém que consegue cativar, entreter e, ao mesmo tempo, informar. Este curso à desenhado à medida dos sonhos dos que procuram esta ligação com o público: invisível mas intensa. Área de Formação: Som e Música Objectivos Específicos: SAÍDA PROFISSIONAL: Jornalista/crítico/ divulgador na área da música em jornais, rádio e plataformas de internet. Horário: 2ª,4ª, 6ª feira - Tarde: das 14h às 18h Modalidades: Presencial. Destinatários: Apaixonados por Rádio e Música. Jornalistas de differentes áreas culturais que pretendam especializar conhecimentos.Entertainers e bons comunicadores. Apresentadores de rádio. Conteúdos Programáticos: CULTURA MULTIMÉDIA Fundamentos da imagem; Fundamentos do som;Teorias do movimento; Linguagem escrita Iniciação a ferramentas como : Photoshop, Quicktime Pro, Ardour/Audacity, Project HISTORIA DA RÁDIO E DA GRAVAÇÃO DE SOM História da gravação de som desde os primórdios do analógico até aos nossos dias. Os processos de registo magnético analógico e digital. Processo de registo por laser. HISTORIA DA MÚSICA Identificação dos períodos mais representativos da História da Música, desde a invenção do fonógrafo até ao sampler. Os blues, o jazz, o rock e as suas derivações - do progressivo ao punk e ao krautrock alemão. O Hip Hop e as tipologias de dança. A relação destes momentos da história com o presente. Análise, identificação e definição de diferentes géneros musicais: desde a importancia das letras até a origem e contextualização da práctica actual de reprodução dos géneros musicais. Utilidade para o produtor musical do conhecimento diversificado de vários Géneros Musicais HISTORIA DA INDÚSTRIA DISCOGRÁFICA A industrialização do mundo moderno e as suas repercussões directas na criação musical e na sua comercialização. PRÁTICAS DE ESCRITA JORNALÍSTICA E RADIOFÓNICAS Géneros jornalísticos;Redacção Jornalística; Géneros em Rádio; Jornalismo musical; Reportagem e informação em Rádio; Escrita criativa Marketing da Rádio; Entrevista em Rádio; Comunicação persuasiva TECNICAS DE SOM PARA RÁDIO Princípios e fundamentos do fenómeno acústico. Física do som: vibração, compressão, rarefacção, frequência, amplitude, comprimento de onda. A propagação de ondas sonoras em sólidos, líquidos e gases. O ouvido humano, sua anatomia e funcionamento. Percepção auditiva e fenómenos psicoacústicos. Sons fundamentais e harmónicos. Timbre e oitava musical. Ruído branco e ruído rosa. Distorção. O decibel como medida de comparação entre duas quantidades. Introdução ao estúdio de gravação. As diferentes fases de trabalho num estúdiode som: pré-produção; gravação de música, de locuções, de efeitos especiais, jingles ou foley. Captação e gravação de música e som. Técnicas de captação e de localização em estúdio (in foco e ambiente) Routing de sinal para a mesa de mistura. Splitters, DIs, painéis de controlo acústico. TEORIAS DA COMUNICAÇÃO As origens, os efeitos e o funcionamento da Comunicação Social, nos seus aspectos tecnológicos, sociais, económicos, políticos e cognitivos. PRODUÇÃO E GESTÃO DE RÁDIO Lei e instrumentos legais de regulação da Rádio; Direito e código deontológico da Rádio; Novos modelos de negócio e de financiamento da Rádio; Gestão e orçamentação; Identidade e Marca NOVAS TECNOLOGIAS DE RÁDIO Radio online; Podcast; Serviços de música on line; Conteúdos web; Multimedia na Rádio BRANDING PARA RÁDIO Dicção; Postura; Improviso; Catálise; Charme e sedução TUTORIA DE PROJECTOS Fases de concretização e preparação de um projecto; Desenvolvimento de projectos individuais de iniciativa do aluno e sugeridos pelo formador ao longo do ano curricular. Pretende-se com estes trabalhos que o aluno vá desenvolvendo, de forma continuada e acompanhada, capacidades técnicas e criativas com base nos conhecimentos adquiridos. Data: Outubro de 2010. Duração total do curso: 300h (1 ano) Duração total do curso: Photoshop; Quicktime Pro; Ardour/Audacity; Project. Salas com estações individuais de trabalho e computadores com acesso a internet. Interfaces dedicados e auscultadores individuais; Estúdios de som equipados com DAWs , ProTools, Nuendo, Logic e munição Genelec; Microfones Neumann, AKG Shure, Sennheiser,Sanken; Gravadores Sound Devices e Tascam. Forma de Pagamento: Matricula: 175€ (no acto da inscrição); Mensalidades: 9 x 367€ ou 12 x275€; ou 18 x 196,01€ (BES) Preço: 3.300€ Oferta: Descontos para ex-alunos: 15%; Desconto pronto pagamento: 15%; Desconto pronto pagamento ex-alunos: 20% Local: Lisboa (Distrito de Lisboa) Partilhar esta informação Enviar a oferta: Curso de Produção e Realização de Rádio Comentários Pedir Mais Informações Imprimir Para saber mais informações sobre o curso preencha o formulário abaixo: *Nome completo: *E-mail: *Telefone: Enviar